Desde 1995, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 9 de agosto como Dia Internacional dos Povos Indígenas. No estado de São Paulo, a partir de uma lei sancionada em 2021, agosto também ficou instituído como um mês para celebrar a cultura e conscientizar a população para a luta dos povos indígenas. Esse episódio do Ecoa está recheado de boas conversas! Tem entrevista com os primeiros estudantes indígenas formados pela Unicamp: Luis Medina (etnia Guarani) e Jeovane Ferreira Lima (etnia Tariano). A sessão de cultura traz um papo com o artista da etnia Dessana, John Alexandre e o quadro Ecoa Parente tem o estudante Arly Ferraz, da etnia Kotiria (Wanano), trazendo as novidades da UFSCar.

Produção e Roteiro: Denis Miranda, Nalbert Barreto, Geovana Ticuna, Germana Barata e Juliana Sangion.

Sonorização e edição: Octávio Fonseca (Rádio Unicamp).

Locução: Denis Miranda, Nalbert Barreto e Juliana Sangion.

Coordenação: Germana Barata e Juliana Sangion.

Parceria: Secretaria de Comunicação da Unicamp (SEC).

Trilhas usadas: abertura – Coral Guarani Tenonderã (Música Indígena Guarani) – Nhãnderu Tenonde Guiae. Encerramento – Djuena Tikuna canta o hino nacional brasileiro em língua ticuna.

Instagram Centro de Cultura Indígena UFSCar: @cciufscar

Instagram artista Djuena Tikuna: @djuenatikuna