1 Temporada

Todos Episódios

Diálogos indígenas sobre diversidade, ciência e sustentabilidade via podcasts

Episódio 5 –As línguas indígenas do Brasil

Desde a infância ouvimos, na escola, como se deu a história e a constituição do Brasil. A história que nos contam é cheia de silenciamentos e apagamentos. Entre silenciamentos e apagamentos, criam-se mitos. E entre esses mitos, temos o mito de que no Brasil falamos uma única língua.

Num país com dimensões continentais e uma variedade étnica imensa, não parece fazer sentido que se fale só uma língua. De fato, o monolinguismo não só é um mito, mas no Brasil se falam entre 150 e 180 línguas, fora o português, ainda hoje.

Temporada 1, Episodio 5    |    20:53 min

Episódio 5 – As línguas indígenas do Brasil

Desde a infância ouvimos, na escola, como se deu a história e a constituição do Brasil.A história que nos contam é cheia de silenciamentos e apagamentos. Entre silenciamentos e apagamentos, criam-se mitos. E entre esses mitos, temos o mito de que no Brasil falamos uma...

Episódio 4 – Os indígenas e a Pandemia

Dando início à segunda temporada do ECOA Maloca, produzimos o quarto episódio do podcast, que trata de como os indígenas estão lidando com a pandemia. Se os povos indígenas já são vulneráveis, a pandemia se tornou um agravante para estas populações.

Episódio 3 – Povos da Amazônia na universidade

A Unicamp recebeu durante as férias de verão 20 estudantes ribeirinhos, indígenas e quilombolas da Universidade Federal do Pará (UFPA) para atividades culturais e de pesquisa.

Episódio 2 – Diálogos indígenas

A continuação de nosso bate-papo sobre percepções sobre universidade e povos indígenas traz mais depoimentos de culturas que estão em diálogo.

Episódio 1 – Diálogos indígenas

O episódio inaugura o podcast Ecoa Maloca e traz várias visões de universidade e populações indígenas, para ampliar o olhar e romper pré-conceitos.

“Você não pode se esquecer de onde você é e nem de onde você veio, porque assim você sabe quem você é e para onde você vai”, Ailton Krenak

Share This